Coaching
O que é?
Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado pelo cliente. O coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee a realizar o objetivo estabelecido dentro do processo de coaching. Neste processo o cliente é levado a desenvolver seu potencial de ação, ou seja, sair da zona de conforto e juntamente com o Coach pensar em maneiras diferentes de pensar e agir. Desta maneira ajuda também no processo de autoconhecimento e desenvolvimento de competências.
Em que casos é indicado?
O coaching ficou conhecido nas empresas, por isso a maioria das pessoas pensa que o coaching é indicado apenas para aqueles que possuem metas profissionais. Isso não é verdade, o processo de coaching em si, é um apanhado de técnicas que facilitam o processo de realização de qualquer tipo de meta, seja ela pessoal ou profissional. Sendo assim, o coaching é indicado para todos aqueles que possuem uma meta e queiram realizá-la. Realização é uma parte importante no processo de Coaching, pois o coaching envolve ação. Por exemplo, o sonho da casa própria, o Coachee (a pessoa atendida) chega com esta meta, só será assertivo e efetivo se ao final do processo o coachee comprar a casa própria ou estiver com o planejamento pronto para que venha a realizar a ação de comprar a casa própria; caso saia apenas com o sonho que já tinha, o processo não terá sido válido.
Serviços oferecidos em Coaching no IPSI
•Workshops em grupo: Os workshops sempre funcionam com um tema específico e com a finalidade de trabalhar este tema de maneira prática nos integrantes do grupo. A maioria é realizado dentro do Instituto Phases, este ano estamos trabalhando com o Workshop Coaching : Atingindo Metas (4hs de duração)
•Atendimento Individual: O atendimento individual é o mais propagado e “comum”, no qual o cliente quer atingir um objetivo em alguma área de sua vida, e com o processo busca-se lapidar este objetivo em uma meta atingível e realizá-la ao final do processo. Este processo costuma ter duração de 6 a 12 sessões, normalmente semanais de 1h de duração cada.
•Palestras explicativas: As palestras sempre são feitas com o intuito de promover o trabalho de Coaching e contribuir para a diminuição de mitos e verdades em relação à profissão. Também podem ter temas específicos de acordo com a necessidade da empresa/cliente.
•In Company – Grupo: O trabalho de grupo, quando solicitado pela empresa, normalmente já se inicia com uma meta mais clara de algum problema que a empresa está passando com uma ou mais equipes. O diferencial do trabalho feito com o coaching, é que não funciona como Consultoria, dando treinamentos ou soluções para o problemas, mas sim, buscando a resolução nas opiniões e fatos que ocorrem na própria equipe
•In Company – Individual: Este trabalho normalmente é feito com líderes de equipes para: o desenvolvimento de competências, como premiação por conquistas na empresa, como maneira de planejar sua própria carreira dentro ou fora da empresa, como estratégia para recolocação ou mudança de cargo ou área.
Profissionais Responsáveis:
Anne Prado:
Graduada em Psicologia pela Universidade Mackenzie;
Experiência internacional, intercâmibio para Inglaterra e Espanha;
Coach, pelo Instituto Appana Mind;
Especialização em Orientação Profissional e de Carreira, pela USP
Áreas de atuação: Professora de Orientação Profissional em colégios particulares; Psicóloga Clínica, Coach e Orientadora Profissional no Instituto PHASES de Saúde Integrada.
Alexandre Palhares:
Engenheiro, pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie;
Lead Auditor em Sistema de Gestão da Qualidade (certificado IRCA);
Coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute;
Consultor Interno pelo Instituto EcoSocial;
Atua em Sistemas de Gestão há 15 anos e exerce atualmente a função de Coordenador de “Gestão de Mudanças Organizacionais”, na empresa Porto Seguro.